EDP Distribuição distinguida no domínio da Aprendizagem ao Longo da Vida

26 de Outubro de 2011 | Geral

O Institution of Engineers Ireland atribuiu à EDP Distribuição o "Certificado de Apreciação Especial” pela cooperação e desempenho na área de Desenvolvimento Profissional Contínuo dos seus engenheiros e técnicos.

A cerimónia de atribuição do Certificado terá lugar na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa, a 25 de Novembro, e contará com a participação do Eng. Carlos Matias Ramos, Bastonário da OE, em representação do Institution of Engineers Ireland, e do Eng. António Martins da Costa, Vogal da Administração do Grupo EDP, em representação da EDP Distribuição, sendo o certificado entregue ao Presidente da EDP Distribuição, Eng. João Torres.

Atribuído ao abrigo do projecto Leonardo da Vinci "Continuing Professional Development Accreditation Best-Practice Framework for Employers of Engineers and Technicians” – Enquadramento das melhores práticas de Acreditação para o Desenvolvimento Profissional Contínuo para as Entidades Empregadoras de Engenheiros e de Técnicos – o Certificado distingue as empresas que implementaram processos com vista a melhorar o desenvolvimento das competências dos seus profissionais de Engenharia. Essencialmente, o modelo define uma estrutura para as empresas promoverem boas-práticas no domínio da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) para engenheiros e técnicos.

Os critérios utilizados na avaliação da formação nas empresas foram escolhidos para que os empregadores possam assegurar-se que a ALV realizada é utilizada como um catalisador da dinâmica da organização, com vista a responder às exigências de mudança de forma inovadora e dinâmica. Os benefícios desta avaliação das políticas e das práticas de ALV passam por maximizar o potencial dos empregados, optimizar o investimento em formação, criar e manter uma cultura inovadora e dinâmica, motivar engenheiros e técnicos, melhorar o recrutamento e servir de referência no sector.

Apostando na formação contínua dos engenheiros como um dos objectivos da estratégia de melhoria da competitividade da Engenharia portuguesa, a OE incentiva as empresas portuguesas a submeterem-se a estes parâmetros internacionais de avaliação, de modo a obterem uma melhor aceitação no mundo global da Engenharia.