Encontro com as Associações do Mediterrâneo | Roma, 26 e 27 de setembro

27 de Setembro de 2023 | Geral

Decorreu ontem, em Itália (Roma), a Assembleia Geral da EAMC (Engineering Associations of the Mediterranean Countries), tendo a Ordem dos Engenheiros marcado a sua presença nesta Assembleia, representada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos.

A EAMC, é uma Associação sem fins lucrativos, que representa os engenheiros membros das Associações, Sociedades, Colégios, Conselhos, Associações Profissionais e outras organizações profissionais similares da região do Mediterrâneo, que integram e representam os engenheiros em cada país, de acordo com os estatutos de cada associação nacional.

Aproveitando a ocasião, sinergias e a presença dos países neste local, foi também organizada uma reunião de trabalho que contou com a participação de quatro associações de engenheiros da região do Mediterrâneo, mais concretamente, França, Espanha, Itália e Portugal, sendo elas: o IESF (Ingénieurs et Scientifiques de France), o CICCP (Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos), o CNI (Consiglio Nazionale degli Ingegneri) e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP).

Este encontro teve como tema "Bases académicas para a Profissão de Engenheiro” e teve como principal objetivo a partilha de experiências e conhecimentos relativamente às bases académicas necessárias para a prática da profissão de engenharia. Com este encontro pretendeu-se também fomentar a cooperação e a partilha de ideias entre os participantes, com vista à identificação de oportunidades de cooperação.

A Ordem dos Engenheiros participou ainda no Congresso Nazionale Ordini degli Ingegneri D’Italia, promovido pelo CNI, em Catânia. A Ordem dos Engenheiros esteve representada pelo Bastonário, Fernando de Almeida Santos, enquanto convidado de honra, em virtude de Portugal ser o único país com quem Itália possui um convénio de reciprocidade, que visa incentivar a mobilidade de engenheiros entre os dois países. Na abertura deste Congresso, Fernando de Almeida Santos reforçou, na sua intervenção, o acordo bilateral com Itália, assim como a importância de Itália, Portugal e os países do Sul da Europa reunirem esforços ao nível do intercâmbio e promoção de boas práticas no exercício profissional de engenharia na Europa e no mundo.