fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Encontro: O Mar e a Engenharia como Pilares do Desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores

08 de Março de 2013 | Geral


O Colégio de Engenharia Naval e a Secção Regional dos Açores irão realizar um encontro sobre "O Mar e a Engenharia como Pilares do Desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores" no próximo dia 25 de março de 2013, na Sede da Secção Regional da Ordem dos Engenheiros, em Ponta Delgada, nos Açores.

A sociedade portuguesa está hoje convicta da importância do aproveitamento do Mar para o desenvolvimento económico do País. No caso de uma região arquipelágica, como os Açores, essa importância é potenciada de sobremaneira. A vastidão oceânica e os respetivos fundos marinhos, acrescidos da perspetiva de extensão da plataforma continental, o expectável aproveitamento de recursos ainda em fase de investigação científica, o potencial energético, a necessidade de assegurar transportes eficientes, a náutica de recreio e o turismo e a fileira da pesca, tornam o Mar um recurso estratégico fundamental para a economia e o bem estar social da RAA.

O contributo da Engenharia, nas suas diversas valências, é crucial em matéria de instalações e equipamentos portuários, navios e outras estruturas oceânicas, empreendimentos industriais e logísticos "in land", etc. Adicionalmente, a generalidade das atividades ligadas ao mar é de mão-de-obra intensiva, o que se torna um fator de interesse adicional que justifica uma especial atenção nas políticas públicas e no planeamento das atividades económicas.

Consulte a página do evento para mais informações e inscreva-se já »»»

Parceiros Institucionais