Energias Renováveis em análise na Região Sul

09 de Outubro de 2017 | Engenharia Eletrotécnica

A 26 de setembro decorreu, na Sede da Região Sul, uma conferência subordinada ao tema "Renováveis em mercado: realidade ou utopia?", organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, e que contou com uma enorme participação por parte de membros de diversas Especialidades.

Esta iniciativa, que teve a presença do Bastonário da OE e do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul (CDRS), contou ainda com a participação ativa de vários oradores convidados, como foi o caso do Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches, do Eng. António Sá da Costa, Presidente da APREN, do Eng. João Maciel, Administrador da New R&D, Center for New Energy Technologies, do COO da GENERG, Eng.º. Hélder Serranho e do Paulo Rodrigues, Country Facility Manager da Ikea em Portugal, que foram recebidos pelo Bastonário da OE e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul.

Na abertura da conferência, o Presidente do CDRS, Eng.º António Laranjo, recordou a mudança de paradigma nos investimentos em produção renovável e salientou a importância de ser bem sucedida a estratégia energética nacional do atual Governo. Ainda durante a abertura do evento, o Bastonário felicitou a mudança de mentalidade da sociedade, que está mais consciente para as energias e mobilidade limpas.

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, a título de enquadramento da sessão, recordou as várias centenas de MW que foram licenciados e que se encontram por licenciar, para centrais fotovoltaicas e que, no mês de setembro, entrou em funcionamento a primeira central fotovoltaica, com cerca de 2 MW, cujo investimento foi feito de raiz para a venda em mercado.

O primeiro orador foi Paulo Rodrigues, Country Facility Manager da Ikea. A IKEA tem uma das maiores centrais fotovoltaicas para autoconsumo do país (3,5 MW), no total das suas 4 lojas e prepara-se para investir numa das maiores da Europa (5,8 MW), em UPAC, na sua fábrica em Paços de Ferreira. Um excelente exemplo de que, investimentos em renovável para autoconsumo, é uma boa aposta.

Seguiu-se a apresentação do COO da GENERG, o Eng.º. Hélder Serranho, que abordou os desafios da venda em mercado da energia produzida por uma pequena unidade, salientando a falta e a importância quer do agregador de mercado quer das garantias de origem.

Em seguida, o Eng. António Sá da Costa, Presidente da APREN, abordou a temática do mercado. Referiu que o modelo existente, baseado em custos marginais, não é o mais adequado para a entrada de renováveis, que no limite, têm custos marginais zero. A APREN defende que se façam leilões de energia renovável, tal como já acontece noutros países europeus.

O último orador foi o Eng. João Maciel Administrador da NEW R&D, Center for New Energy Technologies, que é uma empresa do grupo EDP que se dedica à investigação, inovação e desenvolvimento. Abordou os projetos europeus, onde é parceiro, EusysFlex e BestRES; que estudam as temáticas dos agregadores de mercado (desafios e oportunidades), o despacho de renovável em mercado e a valorização de serviços que as renováveis poderão fornecer ao sistema.

O debate foi animado com a participação de vários membros presentes.

O encerramento da sessão contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches. Na sua intervenção reforçou a aposta nas renováveis sem subsídios, pois há que pagar a dívida tarifária além de que há investidores para projetos sem subsídios; havendo ainda que melhorar o funcionamento do mercado com regulamentação. Exceção para a produção com biomassa para limpeza das florestas, minimizando os incêndios. Realçou também que há que continuar a trabalhar nas interligações e na diminuição das rendas.

Consulte aqui as apresentações disponibilizadas pelos oradores:

Investimento em UPAC: Central Fotovoltaica do Ikea, Paulo Rodrigues, Country Facility Manager da Ikea em Portugal

Potenciar as renováveis em mercadoAntónio Sá da Costa, Presidente da APREN

Agregação de flexibilidade e renováveis: alguns exemplos e perspectivas futuras, João Maciel, Administrador da NEW R&D, Center for New Energy Technologies