Engenharia 4.0 em debate na Região Sul

12 de Outubro de 2018 | Geral

O Conselho Diretivo da Região Sul e a Startup Lisboa promoveram, no passado dia 10 de outubro, pelas 17h30, no auditório da Região Sul, em Lisboa, uma conferência subordinada ao tema 'Engenharia 4.0'.

Muitos foram os engenheiros que quiseram tomar parte naquela que foi a segunda atividade coorganizada pelas duas entidades, só possível graças à parceria entre o Conselho Diretivo da Região Sul e a Startup Lisboa, assinada em janeiro de 2018.

Ao longo do encontro foram abordadas as melhores práticas na Engenharia 4.0, para muitos a próxima revolução do setor, com várias startups tecnológicas lideradas por engenheiros – Framelink, Heptasense, Weldnote e Valispace – a partilharem os seus conhecimentos, experiências e principais limitações.

Os casos de sucessos apresentados foram diversos: uma ferramenta que permite a ligação de dados disponíveis em vários ficheiros excel; um software de inteligência artificial capaz de detetar padrões de comportamento humanos a partir de diferentes entradas de sensores; outro software dirigido ao setor da metalomecânica, que agiliza o processo de gestão de documentos e de bases de dados; e, por fim, uma ferramenta de gestão de projetos, vocacionada para o setor da aviação, que suporta os processos produtivos e a tomada de decisão.

A seguir às apresentações (pitches), decorreu um debate (fireside chat) sobre o tema, no qual tomaram parte Ricardo Santos – Heptasense, Tiago Rio – Weldnote, Louise Lindblad – Valispace, Pedro Moura – MapIdea e Francisco Vilhena da Cunha – Tekever e membro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. A moderação ficou a cargo de João Oliveira – Framelink.

Esta mesa redonda suscitou um elevado nível de participação por parte da audiência, que interviu com questões, sugestões e testemunhos. O evento terminou com um momento de profícuo networking.