fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenharia Civil portuguesa no Ranking de Shangai

10 de Outubro de 2016 | Geral


O curso de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST) ocupa este ano a 34.ª posição a nível mundial e a 13.ª a nível europeu do prestigiado Ranking de Shangai. Este lugar confirma o já obtido em 2015 no Ranking da Universidade de Taiwan onde o curso de Engenharia Civil do IST ocupou a 8.ª posição a nível europeu e a 36.ª a nível mundial.

Também o curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto é referenciado no Ranking de Shangai 2016, encontrando-se na posição 76-100. As restantes formações nacionais em Engenharia listadas neste Ranking ocupam posições acima do número 100.

Esta distinção vem confirmar a qualidade do ensino e investigação em curso na Academia nacional, que permite, por exemplo, o IST ter atualmente cerca de 130 estudantes de doutoramento envolvidos em projetos de investigação. A qualidade da Engenharia Civil portuguesa tem aliás sido objeto de outras distinções mundiais, nomeadamente o prestigiado Prémio IABSE Outstanding Structure (a mais alta distinção mundial na Engenharia Civil) atribuído a engenheiros portugueses em 2004 e 2009, ou a nomeação de engenheiros nacionais para a presidência de elevados cargos internacionais em organizações como a FEANI, o ECCE, o WCCE ou a IABSE.

O Ranking de Shangai, ou Classificação Académica das Universidades Mundiais (em inglês ARWU – Academic Ranking of World Universities), usa indicadores objetivos para classificar as universidades e suas formações, a nível mundial, incluindo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e Medalha Field, número de investigadores citados, artigos publicados e indexados, e desempenho docente, entre outros. Mais de 1.200 universidades são analisadas e classificadas, sendo publicadas as 500 melhores.

Parceiros Institucionais