Engenharia Mecânica promove visita à Bosch Termotecnologia

16 de Fevereiro de 2011 | Engenharia Mecânica

No passado dia 11 de Fevereiro, uma comitiva da Ordem dos Engenheiros constituída por Membros de diferentes Colégios e Regiões, participou numa visita técnica à Bosch Termotecnologia, SA, em Cacia, Aveiro.

Nesta iniciativa, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, foi possível aos participantes observarem tanto os produtos actualmente fabricados nesta unidade - nomeadamente esquentadores, caldeiras e colectores solares -, como as principais áreas e métodos de produção seguidos pela Bosch. Foi ainda possível visualizar a futura área de produção das bombas de calor a qual, à data da visita, estava prestes a iniciar produção.

Nesta unidade, que se estende por uma área fabril com cerca de 164.000m2 e que conta com aproximadamente mil colaboradores, são produzidos anualmente mais de 1.000.000 esquentadores, 120.000 caldeiras e  70.000 colectores solares, prevendo-se que venham a ser produzidas entre 5.000 a 8.000 bombas de calor.

Esta visita incluiu ainda uma reunião com o Sr. Eng.º Alexandre Silva, representante da Administração da fábrica, na qual foram apresentados aos Membros, nomeadamente, os principais indicadores e resultados da unidade e do Grupo Bosch e também a história relativa à evolução da fabricação dos termodomésticos, tanto em Portugal como nas diferentes fábricas do grupo no mundo.

Líder no mercado europeu desde 1992 e terceiro produtor mundial de esquentadores, a Bosch Termotecnologia, SA é hoje o centro de competência da Robert Bosch para este produto, competindo-lhe a concepção e o desenvolvimento de novos aparelhos bem como a sua produção e comercialização.

Constituindo esta unidade o centro de competências do Grupo Bosch para o desenvolvimento de esquentadores e sistemas de aquecimento solar foi notório o investimento em I&D que está a ser levado a cabo pela Bosch nesta unidade, nomeadamente através da construção de um novo edifício com 2.500 m2 exclusivamente dedicado a esta actividade, demonstrando o compromisso do Grupo no desenvolvimento de produtos inovadores através da participação da Engenharia portuguesa.