fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenharias continuam a liderar no acesso ao Ensino Superior

09 de Setembro de 2018 | Geral


Resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso mantêm Engenharia no topo das preferências dos jovens.

Foram hoje divulgados os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
A 1.ª fase do concurso deste ano teve a maior taxa de sucesso desde 2013/14, tendo sido colocados 89,1% dos alunos que concorreram, o que corresponde a um crescimento de 3,4 pontos percentuais face ao ano anterior.

Seguindo a tendência dos últimos anos, os cursos de Engenharia voltaram a liderar as notas de admissão, nomeadamente os ligados às novas áreas tecnológicas (Engenharia Física Tecnológica e Bioengenharia), a par da Engenharia Aeroespacial, Engenharia Biomédica e Engenharia e Gestão Industrial, num cenário em que, cada vez mais, a Medicina perde terreno, não havendo nenhum curso de Medicina entre os cinco com notas de ingresso mais elevadas.

A área mais procurada continua a ser Engenharia e Técnicas Afins (7461 novos alunos), decrescendo em relação ao ano passado (7664).

Dentro das especialidades da Ordem dos Engenheiros, no cômputo geral do Ensino Universitário e Politécnico, regista-se uma apreciável taxa de colocações: Materiais e Naval (100%), Química e Biológica (94%), Geológica e Minas e Informática (90%), Mecânica (80%), Eletrotécnica (71%), Ambiente (52%).
A Engenharia Agronómica (39%), com 154 colocados, e a Florestal (30%), com apenas 12 candidatos para as 40 vagas existentes, constituem situações preocupantes.

A Engenharia Civil, especialidade que tem registado menor procura, viu as vagas da FEUP, IST, FCT, ISEP, integralmente preenchidas, o que praticamente também sucedeu na Universidade de Aveiro e na Universidade do Minho, num total de 413 alunos, mantendo-se a tendência nas restantes instituições. 
Das 899 vagas existentes, foram preenchidas 476 (53%).

Como habitualmente nas áreas da Engenharia, os estudantes tendem a realizar a sua candidatura com base na escolha e localização das instituições de ensino.

Com o devido agradecimento ao jornal "Público”, partilhamos as listas de colocações da 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Parceiros Institucionais