Engenheira Maria Amélia Chaves

A Primeira Engenheira Portuguesa

05 de Abril de 2017 | Geral

É com profundo pesar que a Ordem dos Engenheiros informa do falecimento da Senhora Engenheira Maria Amélia Chaves, a primeira Engenheira portuguesa.

O Conselho Diretivo Nacional da Ordem lamenta a perda de tão relevante personalidade para a Engenharia nacional, destacando o seu pioneirismo e a sua determinação inultrapassável na afirmação da Mulher na Engenharia, uma carreira tradicionalmente reservada aos homens.

Maria Amélia Chaves faleceu hoje, dia 5 de abril, aos 106 anos de idade.

Amanhã será celebrada missa de corpo presente, pelas 14h00, na Basílica da Estrela, a que se seguirá o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres.

A primeira Engenheira portuguesa formou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, em 1937, tendo procedido à sua inscrição na Ordem dos Engenheiros no ano seguinte. Foi a primeira mulher a pertencer a esta Associação Profissional, que em 2001 lhe prestou homenagem.

A sua atividade teve início na Câmara Municipal de Lisboa, onde, contrariamente ao que colegas e chefias esperavam, enveredou, não por trabalho de gabinete, mas pelo acompanhamento das obras no terreno.

Mais tarde prosseguiu a atividade em regime liberal, tendo projetado edifícios, estabelecimentos prisionais vários e muitas outras construções.
A última obra foi a reabilitação do prédio onde vivia.

A "INGENIUM” entrevistou a Engenheira Maria Amélia Chaves nas vésperas dos seus 96 anos, em 2006. Fica aqui a ligação para essa conversa.