Engenheiro e Professor Joaquim Sarmento

10 de Abril de 2018 | Geral

É com elevada consternação que o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros comunica o falecimento do Senhor Engenheiro e Professor Joaquim Sarmento.

Personalidade de referência na Engenharia e na Academia portuguesas, autoridade nas áreas de resistência dos materiais, betão armado e pré-esforçado e em estruturas.

Joaquim Augusto Ribeiro Sarmento é engenheiro civil, inscrito na Região Norte da Ordem dos Engenheiros desde 1975, agregado no Colégio de Engenharia Civil e Membro Conselheiro desta Ordem Profissional.

Formou-se em Engenharia Civil na FEUP, em 1939, com média de 17 valores. Um ano depois, iniciou o seu percurso como professor da Faculdade, onde viria a concluir o doutoramento em Engenharia Civil em 1944.
Enquanto docente da FEUP, instituição que dirigiu entre 1973 e 1974 e à qual manteve uma ligação de mais de 50 anos, notabilizou-se na regência das cadeiras de Resistência de Materiais e Estruturas de Betão Armado. Após a sua jubilação, em 1986, participou ainda em júris de provas de doutoramento em Engenharia Civil, bem como em júris de concurso para lugares de professor extraordinário.

Joaquim Sarmento foi membro do Centro de Estudos de Engenharia Civil, do Instituto de Alta Cultura, vogal do Conselho Superior das Obras Públicas, membro da Associação Internacional de Pontes e Estruturas e da Delegação Portuguesa ao "Comité Européen du Béton"; é membro do American Concrete Institute, do Grupo Português de Pré-esforçado da Fédération Internationale de la Précontrainte e membro emérito da Academia de Engenharia. Recebeu diversos galardões, foi distinguido com o Prémio de Investigação Manuel Rocha, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1987), com o Prémio Leonardo da Vinci do SEFI (Société Européenne pour la Formation des Ingénieurs), o qual foi concedido pela primeira vez em 2003 a um português, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2005) e com a Medalha de Mérito Grau Ouro da Cidade do Porto (2017). Também a FEUP prestou, em 2017, homenagem a Joaquim Sarmento, através do lançamento de um livro focado na sua obra.

As cerimónias fúnebres decorrem na Capela da Igreja das Antas a partir das 18h30. A missa de corpo presente é celebrada amanhã, 11 de abril, pelas 14h30, a que se seguirá o cortejo fúnebre.