Engenheiro Gonçalo Pereira Ribeiro Teles | 1922-2020

In memoriam

11 de Novembro de 2020 | Geral

O Conselho Diretivo Nacional manifesta o seu profundo pesar pela perda de um dos mais prestigiados membros desta Ordem, o Engenheiro Gonçalo Pereira Ribeiro Teles, tantas vezes distinguido a nível nacional e internacional pelo seu trabalho.

Engenheiro Agrónomo, arquitecto paisagista, político, professor universitário e pioneiro na defesa da ecologia, Gonçalo Ribeiro Teles foi defensor da paisagem e do ambiente, teve razão antes do tempo e continua a tê-la, porventura cada vez mais. Era membro da Ordem dos Engenheiros desde 1959.

Nasceu em Lisboa a 25 de maio de 1922 e licenciou-se em Engenharia Agronómica em 1950, pelo Instituto Superior de Agronomia. Formou-se ainda em Arquitetura Paisagística.

Figura notável do ambientalismo em Portugal, foi Professor Catedrático da Universidade Técnica de Lisboa desde 1976. Assinou o projeto do jardim da Fundação Calouste Gulbenkian (pelo qual recebeu, em ex aequo, com António Viana Barreto, o Prémio Valmor de 1975) e o Jardim Amália Rodrigues, junto ao Parque Eduardo VII.

Em 1983 estabeleceu as zonas protegidas da Reserva Agrícola Nacional, da Reserva Ecológica Nacional e lançou as bases do Plano Diretor Municipal de Lisboa.

Lançou igualmente o Plano Diretor Municipal que classificou os sítios protegidos da Agolada de Baixo e do Monte da Barca e propôs e criou a classificação do centro histórico de Coruche, onde cresceu, apesar de ter nascido em Lisboa.

Gonçalo Ribeiro Teles identificou ainda o corredor que atravessa Benavente, Coruche, Ponte de Sôr e Mora como sendo de vital importância para o abastecimento alimentar da região da grande Lisboa. Sublinhou que há que aproveitar esse facto para apostar numa agricultura intensiva de abastecimento da área urbana da capital, já que num futuro próximo as cidades vão necessitar de ter a agricultura cada vez mais perto de si, defende.

Foi Subsecretário e Secretário de Estado do Ambiente em vários Governos (nos I, II e III Governos Provisórios, I Governo Constitucional e o VIII Governo Constitucional). Foi ainda Ministro de Estado e Ministro da Qualidade de Vida, Deputado na década de 1980 e Vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Em 1971 ajudou a fundar o movimento Convergência Monárquica e, após o 25 de abril de 1974, fundou o Partido Popular Monárquico, a cujo diretório presidiu. Viria ainda a criar o Movimento Alfacinha, para se candidatar à Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido eleito vereador, e fundou mais tarde o Movimento O Partido da Terra, ao qual presidiu de forma honorária desde 2007.

Foi Professor Emérito e Honoris Causa pela Universidade de Évora, Chanceler das Ordens Nacionais, Detentor de Grã – Cruzes como da Ordem Militar de Cristo, da Ordem da Liberdade, da Ordem Militar de Santiago da Espada, da Ordem Equestre da Santo Sepulcro de Jerusalém, da Ordem de N.ª S.ª da Conceição de Vila Viçosa, da Ordem de Mérito da República Italiana, da Ordem da Bandeira com rubis da República Popular Húngara, entre outras.

A 14 novembro de 2010, recebeu a Medalha de Ouro da cidade de Lisboa "bem merecida atribuição, por tudo quanto Gonçalo Ribeiro Teles fez e faz, pelo que ensina e pratica.

A 6 de dezembro de 2011, Gonçalo Ribeiro Teles foi homenageado pela Fundação Gulbenkian e pelo Centro Nacional de Cultura que celebraram "o paisagista, o mestre e sobretudo o homem”.

Gonçalo Ribeiro Teles foi distinguido a 10 de abril de 2013, com o "Nobel" da Arquitetura Paisagista, o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, atribuído pelos seus pares, durante o Congresso da Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas, em Auckland, na Nova Zelândia. O prémio, segundo a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP), "representa a maior honra que a Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (IFLA) pode conceder e reconhece um arquiteto paisagista, cuja obra e contribuições ao longo da vida tenham tido um impacto incomparável e duradouro no bem-estar da sociedade e do ambiente e na promoção da profissão de Arquitetura Paisagista".

Em 2014, foi homenageado pela Ordem dos Engenheiros, durante as comemorações do Dia Regional Sul do Engenheiro.