Engenheiro Sénior equiparado a Chartered Engineer

Ordem dos Engenheiros assina protocolo de reciprocidade com o Engineering Council

22 de Novembro de 2018 | Geral

A Ordem dos Engenheiros de Portugal (OE) e o Engineering Council do Reino Unido (EngC) assinaram hoje, em Lisboa, um protocolo de reciprocidade que visa facilitar a mobilidade e o reconhecimento dos profissionais de Engenharia através da simplificação dos processos de registos dos Membros na OE e no EngC.

O momento contou com a representação do Bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires, e do International Affairs Manager do EngC, David Clarck, em representação do Chairman do EngC, Christopher Atkin, que deixou uma mensagem de forte regozijo pelo acordo alcançado.

Pela primeira vez, o EngC assina um acordo internacional de reciprocidade e mobilidade de Engenharia, no caso, com Portugal, equiparando o seu título de Chartered Engineer ao título de Engenheiro Sénior outorgado pela OE.

Este acordo reveste-se da maior importância, pois beneficia largamente a intervenção da Engenharia nacional no Mundo e, em especial, nos países anglo-saxónicos. Trata-se de uma forte conquista dos engenheiros portugueses.

Sob o ponto de vista da atualidade, a OE, com oportunidade, estabeleceu um acordo, no quadro do Brexit, que pode vir a constituir um fator diferenciador e de estabilidade no exercício da Engenharia.

Em termos práticos, e para os engenheiros que estão registados, quer na OE, quer no EngC, e pretendem o reconhecimento mútuo, este acordo visa minimizar a duplicação dos processos de avaliação, reconhecer os requisitos nacionais e de autonomia organizacional e manter a confiança na qualidade das decisões de reconhecimento feitas por cada uma das partes.

O acordo abrange os profissionais admitidos com os títulos de Engenheiro Sénior (nível 2) e Chartered Engineer.