Engenheiros de Santarém visitam fábrica e pedreira da Mocapor

07 de Abril de 2017 | Geral

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 18 de março, uma visita técnica à fábrica e pedreira da empresa MOCAPOR, em Alcanede, concelho de Santarém.

A visita teve inicio na sede da empresa, com a receção dos participantes pelos seus proprietários, José Luís e Eng.ª Ana Luís, seguindo-se uma apresentação do grupo MOCAPOR e do setor da indústria extrativa de pedra em Portugal. De salientar que 1,5% do total de exportações nacionais referem-se ao setor da pedra, sendo o nosso país o sétimo produtor mundial de rochas ornamentais.

A empresa MOCAPOR, dedicada essencialmente à transformação da pedra, nasceu num seio familiar em 1992 e é atualmente uma PME com 10 colaboradores. A MOCAPOR cresceu e amadureceu seguindo as pisadas da progenitora PEDRAMOCA, fundada em 1982. Hoje, a MOCAPOR enfrenta os seus próprios desafios num mercado feroz, exigente e globalizado como é o da rocha ornamental. Os principais tipos de rocha ornamental do maciço calcário estremenho produzidos por esta empresa são os seguintes: moca creme, relvinha, semi-rijos, vidraço moleano, vidraço ataíja, azul de valverde, alpinina e brecha de Santo António.

A MOCAPOR está geralmente representada em feiras internacionais (China, Rússia, Itália, …) e exporta atualmente os seus produtos para os 4 cantos do mundo, para países como a França (material acabado), China (material em bruto), Arábia Saudita (mármores), Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Após a exposição técnica, os participantes seguiram para a pedreira da MOCAPOR, localizada no Pé da Pedreira, onde assistiram ao derrube de maciços de pedra de dimensão significativa e aos processos de corte da pedra, nomeadamente com recurso a fio diamantado.

Seguiu-se uma visita à fábrica propriamente dita, onde a Eng.ª Ana Luís apresentou todo o processo de transformação da pedra.

A visita terminou na jazida de Vale de Meios, localizada no Pé da Pedreira, concelho de Santarém, uma antiga pedreira destinada à exploração de calcário, onde a extração de pedra colocou a descoberto lajes de calcário onde foi possível observar as pegadas de dinossauro relativas ao período do jurássico médio.

Este evento contou com a participação de 20 membros e terminou com um almoço convívio patrocinado pela empresa MOCAPOR, à qual a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradece a sua disponibilidade e a forma calorosa com que recebeu os seus membros.