Engenheiros do Sul celebram Dia Regional em Santarém

13 de Maio de 2019 | Geral

As celebrações do Dia Regional do Engenheiro tiveram lugar este fim-de-semana, em Santarém e foram marcadas por várias atividades institucionais, culturais e lúdicas.

As comemorações tiveram início no sábado, 11 de maio, com a Sessão de Cumprimentos na Câmara Municipal de Santarém. O presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Jorge Grade Mendes, foi recebido pela vice-presidente Inês Barroso. Na sessão, estiveram presentes também outros membros do Conselho Diretivo e o delegado e delegados-adjuntos da Delegação Distrital de Santarém.

Neste dia, foram ainda disponibilizadas a todos os engenheiros que se inscreveram, atividades de cariz cultural como uma visita à Quinta do Casal Branco, a qual contou com uma prova de vinhos e uma exibição de cavalos. Outras das atividades constituiu uma visita à Falcoaria Real, com passagem pela Feira de Magos. A par destas, tiveram lugar dois passeios, um dos quais ao centro histórico de Santarém, com visita ao Museu Diocesano e um passeio de barco na Rota do Escaroupim e da Cultura Avieira.

O dia prosseguiu com a habitual Sessão Solene, que se realizou no Cnema – Centro Nacional de Exposições, à entrada do qual os engenheiros presentes foram recebidos por um grupo de folclore regional.
A sessão teve início com a atuação do Coro da Região Sul. Coube ao recém-empossado Delegado Distrital, João Carvalho, dar as boas vindas a todos os presentes. As intervenções institucionais seguintes ficaram a cargo do presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Jorge Grade Mendes, e da vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso.

Durante a sessão foi abordada a ligação da Região Sul ao empreendedorismo, com a intervenção de Marta Miraldes, Head of Finance & Programs da Startup Lisboa, entidade parceira da Região Sul. Foi também efetuada a entrega da Menção Honrosa ao autor do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2018 galardoado. Depois do intervalo, decorreu mais um momento musical proporcionado pelos músicos do Conservatório de Música de Santarém.
Seguiu-se a entrega dos diplomas de Membro Sénior e de 25 Anos de inscrição na OE. O encerramento foi da responsabilidade do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires.

O dia terminou com um jantar de celebração na Quinta de Santa Marta, ao qual aderiu centena e meia de engenheiros.

No domingo, dia 12 de maio, e à semelhança dos anos anteriores, realizaram-se os torneios de golfe e as provas de karting. O Royal Óbidos Spa & Golf Resort acolheu o torneio de golfe, promovido pelo Clube de Golfe dos Engenheiros, direcionado para golfistas experientes. O convívio de karting, fruto de uma iniciativa conjunta com o Núcleo de Karting da Ordem dos Engenheiros, deu-se no Kartódromo de Almeirim, no qual os presentes puderam correr em provas de iniciados e avançados.

Aceda aqui às fotografias de todas as atividades.