Engenheiros realizam visita técnica à CUF em Estarreja

29 de Maio de 2017 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica, em cooperação com a Comissão de Especialização de Engenharia de Segurança, realizou no passado dia 24 de maio, uma Visita Técnica ao Pólo de Estarreja da CUF - Químicos Industriais.

Os participantes foram recebidos em Estarreja pelo Eng. Diogo Almeida Santos, que fez uma apresentação da evolução da CUF – Químicos Industriais, e das suas interligações com as outras empresas industriais do Complexo de Estarreja, nomeadamente a Air Liquide e a Dow Portugal. Foi feita especial referência ao PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável, de Estarreja, criado em 2001 por iniciativa das empresas do Complexo Químico de Estarreja, distinguido em 2005 com o Prémio Europeu de Actuação Responsável atribuído à CUF e demais Empresas do Complexo Químico de Estarreja pelo Conselho Europeu da Indústria Química, em reconhecimento pelas suas boas práticas e sua interação com a comunidade local e seus agentes. Foi igualmente possível apreciar a evolução e reconversão do Complexo Químico de Estarreja, que justificaram o Troféu atribuído em 2016, pela Ordem dosEngenheiros no seu 80º aniversário, às empresas Air Liquide, CUF e DowPortugal, reconhecendo assim este pólo industrial, como um projecto de extraordinária relevância na Indústria Química Nacional.

No âmbito específico da Engenharia de Segurança, foram abordados pelo Eng. António Pinho Leite, aspectos estratégicos e práticas operacionais de Gestão da Segurança, incluindo as metodologias e ferramentas adotadas em matéria de prevenção, controlo e gestão dos riscos, planeamento de emergência interno, e respetiva articulação com o planeamento de emergência externo.

Seguiu-se um almoço oferecido pela CUF, muito apreciado por todos, que teve lugar num bonito edifício que a CUF possui na zona urbana de Estarreja.

O início da tarde prosseguiu com uma visita às instalações industriais conduzida pelo Eng. Sérgio Terras e acompanhado do Eng. Diogo Almeida Santos, a qual contemplou os dois sectores de produção do complexo da CUF: a produção de cloro-álcalis  e aprodução de anilina e derivados.

É importante salientar a excelente receção que a CUF proporcionou aos participantes nesta visita técnica, bem patente na abertura e profissionalismo com que foram feitas as apresentações e o esclarecimento das questões levantadas. Também merece referência a grande simpatia presente no relacionamento estabelecido ao longo de toda a visita. Os colegas da CUF que proporcionaram esta excelente visita, merecem uma palavra de especial reconhecimento por parte da Ordem dos Engenheiros.

Consulte aqui as apresentações levadas a cabo pelo Eng. Diogo Almeida Santos, sobre a CUF e o Complexo Químico de Estarreja, e sobre as práticas operacionais de Gestão da Segurança.