Engenheiros visitam a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Valorsul

24 de Novembro de 2014 |

Realizou-se no dia 7 de Novembro uma visita técnica, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, situada em São João da Talha, gerida pela Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A.. Esta visita está inserida no "Ciclo de Visitas a Empreendimentos Ambientais Notáveis” e o grande interesse que suscita tem obrigado a realizar mais edições.

Após uma apresentação no auditório sobre a forma de gestão de resíduos levada a cabo pela VALORSUL na sua zona de abrangência (19 municípios da grande Lisboa e Região do Oeste): a triagem de materiais recicláveis, a valorização orgânica, a incineração com recuperação de energia, a valorização de escórias e a deposição em aterro.

Seguiu-se uma visita à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, instalação da empresa que procede à incineração dos resíduos sólidos indiferenciados. Esta Central recebe uma média diária de 2000 t de resíduos. Tem três linhas de combustão instaladas e produz 587 kWh de energia elétrica bruta por tonelada de resíduos. Os gases de combustão são tratados para remoção de óxidos de azoto, acidez, metais pesados, partículas e dioxinas e furanos. Resultam ainda, por tonelada de resíduos incinerada, 200 kg de escórias e 30 kg de cinzas e resíduos de tratamento de gases. Metais ferrosos e não ferrosos são enviados para recuperação externa.*

O grande interesse e participação dos visitantes, pertencentes ao Colégio de Engenharia do Ambiente e colegas de outros Colégios, conferiu um bom dinamismo à sessão que suscitou curiosidade para futuras visitas a outras instalações e processos desta empresa.

Após a visita de cerca de 3 horas, em que a VALORSUL foi mostrando, explicando e respondendo a questões que foram sendo colocadas, o grupo de participantes agradeceu a gentileza da visita realizada às suas instalações em S. João da Talha.

* Os dados aqui mencionados são valores nominais.