Engenheiros visitam a ETAR e o Projeto Biogás da Fábrica da Matutano

28 de Fevereiro de 2013 |

Com o intuito de promover, junto dos seus membros e demais técnicos, o conhecimento e o contato com Empreendimentos Ambientais Notáveis, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros realizou uma visita técnica à ETAR/Projeto Biogás da Fábrica da PepsiCo, no Carregado, onde participaram cerca de 40 engenheiros, dando-lhes oportunidade de conhecer estas infraestruturas.

Os participantes tiveram também oportunidade de visitar a Fábrica do Carregado, onde se produzem para além de batatas fritas da Lay’s e Ruffles, outros produtos alimentares, como sejam os Cheetos, os Doritos, os Fritos e os croissants Chipicao. Foi ainda obtido conhecimento sobre a filosofia Resultados com Responsabilidade seguida pela empresa PepsiCo, reconhecida através da atribuição de diversos prémios e reconhecimentos na área da Sustentabilidade Ambiental. A visita à unidade fabril, que decorreu no passado dia 6 de fevereiro, iniciou com uma apresentação em sala, pela Engª Filipa Martins, diretora fabril, que deu as boas vindas ao grupo e efetuou uma exposição em sala relativa à atividade da PepsiCo. Completaram a apresentação, em sala, o Eng. João Costa, responsável Ibérico do Programa de Sustentabilidade Ambiental, que apresentou a filosofia "Resultados com Responsabilidade" e as várias medidas de eficiência em termos de energia e de água em curso na unidade, como sejam:

• Unidades Solartube para captação de luz natural;
  • Iluminação de alta eficiência;
  • Unidades evaporativas para o arrefecimento do ar na unidade fabril.

Ainda em sala o Eng. Carlos Muacho, responsável de Segurança e Ambiente da fábrica alertou para as medidas de segurança, alimentar e de pessoas, necessárias durante a visita. Seguiu-se uma visita às instalações fabris da PepsiCo no Carregado guiada por quatro técnicos da unidade fabril como o Processo e Embalagem de doces e salgados e armazém de Expedições.

Após a visita ao interior da fábrica, foi iniciada a visita à ETAR e projeto biogás, onde os presentes puderam tomar conhecimento do projeto e receber respostas às várias dúvidas existentes relativamente à matéria. Este é um projeto inovador na PepsiCo quando falamos na utilização final do biogás. O biogás produzido através da digestão anaeróbia das águas industriais do processo de fabrico (águas residuais) destina-se a ser introduzido diretamente nos queimadores do processo. Com este projeto, o reator anaeróbio foi instalado na entrada da ETAR existente, o que permite, para além da produção de biogás, garantir um tratamento mais eficaz das águas industrias, permitindo reduzir a produção de lamas e o consumo de energia elétrica

Após a interessante visita de cerca de 3 horas, o grupo de participantes agradeceu a gentileza da visita realizada aos representantes da PepsiCo e a excelente ocasião tida para a troca de experiências.