Engenheiros visitam a Tapada Nacional de Mafra

28 de Outubro de 2014 |

Promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal, realizou-se, no passado dia 25 de outubro, uma Visita Técnica à Tapada Nacional de Mafra. Esta iniciativa, na qual participaram 64 membros da Ordem dos Engenheiros, teve início com uma breve apresentação da Tapada Nacional de Mafra e do seu Plano de Gestão Florestal, tendo-se seguido uma visita guiada, em autocarro, ao Pinhal da Chanquinha, aos Eucaliptais do Sonível, à Boavista, ao Sobreiro Centenário bem como à Faixa de Gestão de combustíveis DFCI – Projeto PRODER.

A diversidade de habitats presentes na Tapada de Mafra (bosques, pastagens, matos e linhas de água) permite a existência de um grande número de espécies animais. Na sua maioria de pequeno tamanho e de hábitos esquivos, eles fazem parte do património natural português que a Tapada tem orgulho em divulgar e proteger. A esta diversidade específica junta-se o elevado valor de conservação de algumas delas, como, por exemplo, o Gamo (Cervus dama) e o javali (Sus scrofa), avistados, durante a visita, pelos participantes.

O evento culminou com um almoço "real" de convívio, onde era evidente a satisfação pela forma como decorreu a visita.