Engenheiros visitam Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul

15 de Junho de 2011 | Engenharia do Ambiente

Com o intuito de promover, junto dos seus Membros e demais técnicos, o conhecimento e o contacto com Empreendimentos Ambientais Notáveis, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros realizou uma visita técnica à Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) da empresa Valorsul, S.A., onde participaram cerca de 20 engenheiros.

A visita à unidade fabril, localizada em S. Brás - Amadora, decorreu no passado dia 3 de Junho, tendo-se iniciado com uma apresentação da actividade da empresa por parte da Eng.ª Filipa Vaz, da Direcção de Estudos, Qualidade e Inovação, com especial enfoque na Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, seguindo-se a visita às instalações daquela unidade.

A ETVO trata, pelo processo de Digestão Anaeróbia, os Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB) recolhidos selectivamente em restaurantes, cantinas, mercados, entre outros. A ETVO foi concebida para processar 40 mil toneladas de RUB numa primeira fase, com possibilidade de alargamento para 60 mil toneladas por ano, numa segunda fase. Em termos dos produtos finais resultantes do processo de tratamento, através deste processo é garantida uma produção de 160 kWh de energia eléctrica por tonelada de RUB e 37 kg de composto por tonelada de RUB.

O processo de tratamento consiste numa digestão anaeróbia termofílica, via húmida, de duas fases. Após a etapa da digestão, que dura aproximadamente 24 dias, a suspensão orgânica é desidratada e enviada para uma fase de compostagem que ocorre em duas fases. Na primeira fase, o material sofre um processo de pré-compostagem em cinco túneis fechados com arejamento forçado, onde permanece durante 15 dias, sendo posteriormente encaminhado para uma segunda fase onde é colocado em pilhas num parque coberto durante cerca de 10 semanas. Após este período, o material é afinado a partir de um crivo e de uma mesa densimétrica para garantir uma remoção final de impurezas, encontrando-se, após esta fase, em condições de ser comercializado como matéria fertilizante.

As águas residuais produzidas na instalação são sujeitas a um tratamento biológico por nitrificação/desnitrificação, sendo posteriormente enviadas para um bioreactor de membranas para remoção dos sólidos. O efluente tratado poderá ser reutilizado como água de processo sendo o excedente enviado para colector municipal.

Para evitar a proliferação de odores as áreas de processo são mantidas em depressão, através de ventiladores existentes nas zonas mais críticas e que são responsáveis pela renovação do ar que é tratado em dois biofiltros.

Durante a visita, que durou cerca de duas horas, a responsável da Valorsul que acompanhou o grupo da Ordem dos Engenheiros foi mostrando, explicando e respondendo a questões que lhe foram sendo colocadas. No final, o grupo de participantes manifestou o seu agrado com a iniciativa, agradecendo a gentileza da Valorsul no acolhimento verificado nesta visita às suas instalações em S. Brás.