Engenheiros visitam estaleiro naval da Neptune

24 de Outubro de 2022 |

Promovida pelos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Naval e de Engenharia Mecânica, a Visita Técnica à Neptune, proprietária da marca ROM Boats, teve lugar dia 20 de outubro, em Aveiro.

À chegada ao estaleiro naval da Neptune, no Porto Comercial de Aveiro, o grupo de participantes da Ordem dos Engenheiros foi calorosamente recebido e agraciado com os típicos ovos-moles da cidade.

Seguidamente, o empresário Jorge Martins, proprietário e administrador da empresa, começou por falar um pouco acerca do seu percurso profissional e enquadrar a origem deste projeto de sucesso, que suscitou a curiosidade do grupo.

Os engenheiros tiveram a oportunidade de colocar diversas questões, no âmbito da Engenharia Naval e da Engenharia Mecânica, às quais Jorge Martins respondeu de forma aberta e esclarecedora, nomeadamente acerca dos principais desafios superados.
Sem surpresas para o grupo, os procedimentos relativos à certificação de equipamento novo inexistente, bem como a aprovação de financiamento foram os principais obstáculos assinalados.
Porém, a paixão e a vontade de fazer o que ninguém fez permitiram marcar a diferença. Reconhecidos internacionalmente com dois dos principais galardões do setor, as embarcações Rom distinguem-se essencialmente pela qualidade, requinte, robustez e inovação.
A visita ao estaleiro prosseguiu passando pela cabine de pintura - que é a maior da península ibérica, e pelo sistema de armazenamento – com capacidade para 160 barcos e, como não podia deixar de ser, os engenheiros puderam ver de perto um majestoso Rom.

Finda a visita, a satisfação do grupo foi notória "É muito importante conhecermos os bons exemplos, não podemos ouvir só lamentos” afirmou o Eng. Francisco Salvado, Coordenador do CRC de Engenharia Naval.