Engenheiros visitam o Sistema de Tratamento de Águas Residuais do Complexo Fabril da Portucel Soporcel

21 de Agosto de 2012 | Engenharia do Ambiente

Realizou-se, no passado dia 20 de julho, uma visita técnica ao sistema de tratamento de águas residuais do complexo fabril da Portucel Soporcel, em Setúbal, organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente.

Este complexo industrial, que incorpora a maior e mais sofisticada máquina de papel do mundo, inclui duas unidades industriais que funcionam de forma integrada: a fábrica de pasta branqueada de eucalipto e a fábrica de papel.

Durante a visita os participantes tiveram oportunidade de visitar ambas as fábricas. A nova fábrica de papel, com capacidade para produzir 500 mil toneladas anuais, permite integrar toda a pasta produzida no complexo de Setúbal, no fabrico de papel de impressão e escrita não revestido.

A fábrica de pasta, uma das mais importantes do sul da Europa, tanto em dimensão como em tecnologia, destaca-se pelo excelente desempenho energético e a sua eco-eficiência. Sendo auto suficiente na produção de energia, através do recurso à biomassa, a fábrica gera excedentes que vende à rede elétrica nacional.

Toda a atividade industrial deste complexo está enquadrada num programa de desenvolvimento contínuo dirigido à eficiência operacional e desempenho ambiental.

Esta visita contou com a participação interessada de mais de duas dezenas de Engenheiros.