Engenheiros visitam Parque Eólico do Pinhal Interior a convite do grupo GENERG

02 de Novembro de 2014 |

No passado dia 30 de outubro, um grupo de cerca de 40 engenheiros partiu de Lisboa pelas 8h30, com destino a Proença-a-Nova, numa Visita Técnica promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica.

À chegada ao Parque Eólico do Pinhal Interior, o grupo foi recebido pelo Eng. João Bártolo, Presidente do Conselho de Administração do grupo GENERG e impulsionador desta visita e, após um pequeno coffee-break, teve início a componente explicativa da Visita.

O Gestor do Parque Eólico do Pinhal Interior, Eng. Vitor Oliveira, começou por fazer um enquadramento geográfico do Parque, composto por 64 turbinas implantadas em terrenos privados de quatro municípios, nomeadamente de Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. O Gestor do Parque sublinhou também os benefícios socioeconómicos do Parque Eólico do Pinhal Interior, nomeadamente as contrapartidas locais, como entregas financeiras às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia envolvidas no projeto, enquadradas na política de boa vizinhança que tem sido praticada desde o início do projeto. Foram também enfatizados os benefícios ambientais e, por fim, Vitor Oliveira resumiu de forma sucinta a história da construção do Parque.

Seguiu-se a intervenção do COO do grupo Generg, Eng. Hélder Serranho, que apresentou todas as especialidades da engenharia presentes no desenvolvimento, constituição e operação do Parque Eólico, da Engenharia do Ambiente, à Engenharia de Materiais, Mecânica ou Informática, entre outras, discriminando todas as tarefas e funções enquadradas em cada área.

O grupo visitou a sala de quadros de controlo e de distribuição da rede elétrica do parque e ainda o interior de uma das torres, limitando-se nesta, por questões de segurança, ao piso térreo, onde foi possível ver os quadros de comando.

Seguiu depois caminho em direção à Pousada das Amoras, local onde se realizou o almoço que gentilmente foi oferecido pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Além do Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Eng. João Lopes Catarino, marcaram também presença neste almoço de convívio o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, e os ex-autarcas dos mesmos municípios, Tenente Coronel Diamantino André e Comendador José Marques, respetivamente.

Com uma nota positiva de todos os participantes, o grupo regressou a Lisboa com a promessa de uma futura visita, desta feita à fábrica de aerogeradores em Viana do Castelo.

Consulte aqui as apresentações levadas a cabo pelo Eng. Vitor Oliveira e pelo Eng. Hélder Serranho.