Enologia tradicional e moderna dos Rosés na OE

06 de Julho de 2015 | Geral

No passado dia 1 de julho, a Sala do Bar da Ordem dos Engenheiros voltou a encher-se para uma sessão " da vinha para a Ordem” promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, que desta vez trouxe à OE a Casa Agrícola Rebelo Lopes e a Vinha da Ordem.

O mote desta sessão foi a prova comparativa de dois vinhos rosé provenientes de vinhas com características muito diferentes e produzidos com métodos também distintos. A primeira apresentação foi levada a cabo por Pedro Jerónimo, que explicou aos presentes a origem e o percurso do "Vinho da Ordem”, produzido depois da recuperação de vinhas antigas, a Vinha da Ordem em Valhelhas e utilizando métodos tradicionais da Beira Interior.

Em contraponto, Pedro Rebelo Lopes apresentou o vinho Zé da Leonor, um vinho da Região do Tejo, de enologia moderna mas mantendo as características tradicionais mais significativas na produção do vinho rosé, obtido de colheita específica de uma vinha de plantação recente.