ETA de Alcantarilha recebe grupo da Ordem dos Engenheiros

27 de Abril de 2011 | Engenharia do Ambiente

No âmbito da sua iniciativa "Empreendimentos Ambientais Notáveis", o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente realizou, no passado dia 15 de Abril, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha.

Este evento, que contou com a presença de cerca de três dezenas de participantes, revelou-se muito interessante e proveitoso, para o que muito contribuiu o acompanhamento prestado pela Directora de Operações de Abastecimento, Eng.ª Helena Lucas, pelo responsável de Operação do subsistema de abastecimento, Eng.º Rui Sancho, pela responsável pelo Laboratório, Dra. Isabel de Sousa, entre outros Técnicos da ETA que prestaram esclarecimentos aos visitantes. De salientar também a presença do Administrador, Eng.º Artur Ribeiro, que acompanhou toda a visita e partilhou com os participantes informações complementares de grande relevo.

A visita começou com a apresentação do Sistema Multimunicipal de Água do Algarve. A ETA de Alcantarilha é uma das maiores estações de tratamento de água potável do País, dispondo de uma capacidade máxima de produção de 259.000 m3/dia, correspondente a um caudal de 3 m3/s, para servir uma população de 620.000 habitantes, prevista para o ano de 2025. Repartida por três linhas, a ETA de Alcantarilha é alimentada não só a partir da albufeira do Funcho, mas também das captações de águas subterrânea de Vale da Vila, Benaciate e, futuramente, também da albufeira de Odelouca. A água tratada nesta estação destina-se à distribuição em alta aos concelhos  de Albufeira, Aljezur, Lagoa. Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste), Silves e Vila do Bispo, podendo, se necessário, através da Estação Elevatória Reversível, abastecer o sotavento algarvio.

Após uma breve apresentação em sala, seguiu-se a visita às instalações da ETA, tendo os participantes oportunidade de obter esclarecimentos e informações adicionais sobre as várias operações e processos de tratamento, quer da água, quer das lamas geradas na instalação. A visita incluiu também o laboratório e a sala de telegestão, para controlo e comando das diversas instalações do subsistema.

Esta infraestrutura de relevo e inequívoco interesse no sector do abastecimento de água correspondeu às expectativas dos interessados que a visitaram, para o que muito contribuiu a gentileza e o empenhamento com que o grupo da Ordem dos Engenheiros foi recebido.