ETAR do Barreiro/Moita recebe grupo da Ordem dos Engenheiros

15 de Julho de 2011 | Engenharia do Ambiente

No âmbito da sua iniciativa "Empreendimentos Ambientais Notáveis", o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente realizou, no passado dia 1 de Julho, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Barreiro/Moita.

Este evento, que contou com a presença de cerca de duas dezenas de participantes, revelou-se muito interessante e proveitoso, para o que muito contribuiu o acompanhamento prestado pela Directora da Direcção de Operação, Eng.ª Cristina Santos e pelo Director da Direcção de Engenharia, Eng.º José Fialho, salientando-se ainda a presença do Presidente da Comissão Executiva, Engº Carlos Mineiro Aires e do Administrador, Engº. José Sardinha, que acompanhou toda a visita e partilhou com os participantes informações complementares.

A visita começou com uma breve apresentação do Sistema Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, seguindo-se o visionamento, no auditório da ETAR, de um filme sobre a construção e funcionamento da instalação. A ETAR do Barreiro/Moita é uma das maiores estações de tratamento de águas residuais existentes da região Sul, dispondo de uma capacidade máxima de 7800 m3/h, permitindo servir uma população de 290.000 habitantes.

Após a apresentação no auditório, seguiu-se a visita às instalações da ETAR, tendo os participantes oportunidade de obter esclarecimentos e informações adicionais sobre as várias operações e processos de tratamento, quer da águas residuais, quer das lamas geradas na instalação.