Experimentação avançada em Engenharia Civil. Exemplos de aplicação

29 de Novembro de 2023 | Engenharia Civil

Decorreu no passado dia 9 de novembro a Conferência organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, em colaboração com a Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET), subordinada ao tema "Experimentação avançada em Engenharia Civil. Exemplos de aplicação”.

A abertura da sessão esteve a cargo da Vice-presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Engª. Rita Moura, do Presidente da APAET, Eng. Mário Vaz, e do Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, Eng. Fernando F. S. Pinho, que deu as boas-vindas a todos os participantes e oradores convidados.

Dando início à Conferência, o Eng. Mário Vaz, após sintetizar as principais atividades da APAET, apresentou a comunicação intitulada "Metodologias Inovadoras de medição de grandezas mecânicas sem contacto e monitorização remota de estruturas”, na qual referiu a evolução da Mecânica Experimental no nosso país ao longo das últimas quatro décadas, desde os trabalhos pioneiros do LNEC até às modernas técnicas de imagem. Acompanhando a evolução da eletrónica foram desenvolvidas novas metodologias de medição e monitorização que operam sem contacto e sobre uma dada área permitindo a monitorização de estruturas, quer esta ocorra em laboratório, quer seja aplicada remotamente.

Seguiu-se a intervenção do Eng. António Correia, Chefe do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas do LNEC, subordinada ao tema "Desenvolvimentos experimentais aplicados ao estudo e observação do comportamento dinâmico de grandes estruturas”, na qual referiu que o estudo e observação direta do comportamento dinâmico de grandes estruturas, tais como barragens ou obras de arte de elevada importância, constituem uma das principais atividades de índole experimental do LNEC, dado constituírem nós críticos de redes de infraestruturas e de sistemas de distribuição. Foram ainda apresentados exemplos emblemáticos dessa atividade, bem como desenvolvimentos recentes na análise do seu comportamento com base em utilização de redes neuronais e outras vertentes paradigmáticas da ciência dos dados. Por outro lado, apresentaram-se desenvolvimentos no campo dos ensaios híbridos, uma das vertentes experimentais em desenvolvimento no LNEC, cujos ingredientes são a modelação física, a observação e monitorização de estruturas e a modelação numérica do seu comportamento dinâmico

A moderação desta Conferência ficou a cargo da Engª. Teresa Morgado (APAET , ISEL, FCT NOVA) e do Eng. Jorge Gomes (APAET, LNEC, ISEL), havendo ainda no final um tempo para debate.

Apresentação do Eng. António Araújo Correia - "Desenvolvimentos experimentais aplicados ao estudo e observação do comportamento dinâmico de grandes estruturas"

Assista à Conferência aqui.