Faleceu António Cardoso e Cunha, o primeiro comissário europeu de Portugal

25 de Janeiro de 2021 | Geral

@foto: SIC Notícias

A Ordem dos Engenheiros recebe com pesar a notícia do falecimento de António Cardoso e Cunha (87 anos), licenciado em engenharia química, político e Membro Honorário desta Associação Profissional.

Cardoso e Cunha foi deputado, ministro da Agricultura e Pescas de Governos da Aliança Democrática liderados por Sá Carneiro e presidente da TAP.

Em 1986, após a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), foi nomeado o primeiro comissário europeu de Portugal, cargo que ocupou até 1993, responsável pelas pastas de Pescas e da Energia, Empresa, Comércio e Turismo.

Nos anos de 1990, foi nomeado comissário da Expo'98 e em seguida presidente do Conselho de Administração da TAP, tendo abandonado o cargo em 2004.

A Ordem dos Engenheiros manifesta o seu profundo pesar pela perda desta ilustre personalidade, representante de Portugal na União Europeia, e apresenta sentidas condolências à família e amigos.