fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Falecimento do Engenheiro Fernando Oliveira Lemos

20 de Abril de 2020 | Geral





A Ordem dos Engenheiros recebe com pesar a notícia do falecimento do Engenheiro Fernando Oliveira Lemos (89 anos), Membro Sénior e Especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos por esta Associação Profissional.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1954), iniciou a sua carreira de Investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, tendo sido Chefe do Núcleo de Hidráulica de Estruturas daquela instituição.

Fernando Oliveira Lemos era membro da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens e da Academia de Engenharia.

Integrou o Comité de Hidráulica da Comissão Internacional das Grandes Barragens entre os anos de 1987 a 1991 e desempenhou as funções de Administrador e membro da Direção-geral da Hidroprojeto, SA. 

Enquanto engenheiro e referência nacional na área das Estruturas Hidráulicas, Hidráulica Geral e Hidráulica Aplicada participou em mais de 150 projetos de aproveitamentos hidroelétricos, hidroagrícolas e de fins múltiplos, instalações industriais, e reabilitação de obras hidráulicas, em Portugal e nos quatro cantos do Mundo, merecendo a condecoração de seis recordes mundiais.

A Ordem dos Engenheiros manifesta o seu profundo pesar pela perda deste seu distinto membro e apresenta sentidas condolências à família e amigos.

Parceiros Institucionais