Formação "Projetista AVAC - com a componente Projeto Elétrico e Integração GTC"

07 de Novembro de 2022 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Mecânica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma formação de Projetista para aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), com a componente de projeto elétrico e integração Gestão Técnica Centralizada (GTC).

A iniciativa decorreu durante o mês de outubro no auditório da sede regional, com a empresa de formação Comunilog Consulting, Ld., e incluiu duas visitas técnicas às infraestruturas com sistemas AVAC/GTC na Região, nomeadamente ao Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal e ao Hotel The Cliff Bay do grupo PortoBay Hotels & Resorts.

Durante três semanas os engenheiros aplicaram diferentes técnicas no desenvolvimento de projetos de AVAC/GTC na edificação residencial e não residencial, particularmente nos edifícios em fase de reabilitação existentes e em novas construções. Com espírito crítico, foram capazes de introduzir melhorias significativas com vista a aumentar a sua eficiência energética, com impacto direto na otimização dos custos de projeto e particularmente nos custos durante a fase de exploração, de forma a garantir a melhor performance na economia verde, atenuando os custos energéticos devido a atual crise energética na União Europeia (UE), num contexto de grande incerteza sobre a evolução macroeconómica do sector energético mundial.