Gestão da Construção - Plataformas Informáticas

06 de Dezembro de 2011 | Especializações

A especialização em Direcção e Gestão da Construção promoveuno final da tarde do passado dia 5 de Dezembro, no auditório da sede da Ordemdos Engenheiros, em Lisboa, uma acção de divulgação intitulada "Gestão da Construção – Plataformasinformáticas".

A utilização de novas ferramentas para optimizar odesempenho na gestão de projectos e obras é um tema que merece a atenção demuitos colegas, tendo contado este evento com mais de 180 inscrições.

Pretendeu-se dar a conhecer algumas das ferramentasexistentes no mercado que têm como objectivo, tratar, organizar, disponibilizare arquivar a documentação utilizada na construção, privilegiando a troca deinformação entre todos os actores.

Foram apresentados 4 painéis:

O 1.º painel foi apresentado pelo Eng. Paulo Vaz Serra, daempresa Contacto. Esta empresa decidiu desenvolver um projecto denominado "ConstruKnowledge" ferramenta que pretenderesponder às necessidades de comunicação na empresa e desta com os seus clientese fornecedores. De salientar que este projecto tem como parceiros dedesenvolvimento as universidades e é apoiado pelo estado português;

O 2.º painel pertenceu ao Eng. Marcos Osiecki de Carvalho queapresentou a aplicação "AP4Project Managers". Esta aplicação foi criada por engenheiros, que aproveitarama sua experiência e necessidades do dia-a-dia em obra para desenvolverem umaferramenta que consegue aglomerar toda a informação, num só sítio, acessível atodos os intervenientes;

O 3.º painel foi apresentado pelo Eng. David Correia, da Aconex.Esta empresa está opera em mais de 70 países, possuindo um sistema de gestão deinformação presente em grandes obras internacionais. De destacar, tratar-se deum produto com elevada maturidade, já utilizado e testado ao longo de mais deuma década, por diversas empresas do sector da construção;

Por último, o 4.º painel coube ao Eng. Jorge Horta, daAutodesk. Foi apresentado o produto AUTODESK 360 e em particular a suafuncionalidade de compatibilização de projectos em 3D. Com esta ferramenta épossível detectar as interferências entre os projectos de todas asespecialidades, permitindo de uma forma simples visualizar e corrigir as suasincompatibilidades.

As apresentações relativas a estes 4 painéis estão disponíveisno portal da OE »»»

António Carias de Sousa
(Coordenadorda Especialização em DGC)