fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Gestão da Floresta e do Risco de Incêndio Florestal

Contributo da Ordem dos Engenheiros

22 de Março de 2017 | Geral


No rescaldo dos incêndios de agosto de 2016, a Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros realizou no dia 28 de outubro de 2016 um debate técnico subordinado ao tema "Gestão de Risco de Incêndio Florestal. Dos conceitos à operação.” no qual foi orador o Engenheiro Tiago Oliveira, e com ampla participação dos engenheiros regionais da área, tendo tido a cobertura nos meios de comunicação regional (Link Diário de Notícias da Madeira, Link Jornal da Madeira).
O Eng. Tiago Oliveira é Engenheiro Florestal, Mestre em Gestão de Recursos Naturais, especialista em gestão e governação do risco de incêndio florestal e membro do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa). É igualmente o responsável pela proteção da floresta da The Navigator Company (antigo grupoPortucelSoporcel), cuja área é idêntica à área florestal da Ilha da Madeira.
 
A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, consciente do seu papel interventivo e pedagógico junto dos seus membros e da sociedade civil em geral, promoveu este debate no sentido de alertar para a importância do ordenamento do território e do respeito pela natureza, da necessidade do planeamento e da avaliação dos riscos numa região com as condições orográficas como as da Ilha da Madeira, agravada pela pressão humana, que por via da exiguidade do território utilizável, leva ao extremo a sua forma de ocupação.
 
Com as conclusões desse debate foi elaborado um relatório, com uma apreciação sobre o tema em relação à Ilha da Madeira, tendo o mesmo sido entregue ao Gabinete do Sr. Presidente da República, e hoje ao Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, que recebeu em audiência a Ordem dos Engenheiros da Madeira, e onde esta referiu a disponibilidade e importância do contributo da Engenharia no tema da Gestão da Floresta e do Risco de Incêndio Florestal.
O documento entregue, que pretende ser um passo importante nesse contributo, compreende uma apreciação geral do tema dos fogos florestais, riscos e oportunidades, e linhas orientadoras de governação e gestão do risco de incêndio, estando disponível para consulta aqui.

Parceiros Institucionais