Grupo de Engenheiros visita a ETAR de Alcântara

03 de Dezembro de 2014 |

Foi no passado dia 17 de Outubro que se realizou mais uma edição da visita à ETAR de Alcântara, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, que contou novamente com a forte adesão dos membros, não só dos inscritos no Colégio de Engenharia do Ambiente, mas também de colegas de outros Colégios.

Inserida no "Ciclo de Visitas a Empreendimentos Ambientais Notáveis”, a espetacular ETAR coberta em Alcântara continua a despertar a curiosidade e o interesse daqueles cuja atividade profissional, de uma forma ou de outra, está relacionada com o Ciclo Urbano da Água.

A ETAR de Alcântara serve parte dos municípios de Lisboa (Zona Ocidental), Amadora e Oeiras, foi construída em 1989 e dispunha de um tratamento primário e desinfeção com cloro. Atualmente sob responsabilidade da SIMTEJO, S.A., empresa do Grupo Águas de Portugal, foi alvo de uma profunda modernização e ampliação, dispondo, desde Outubro de 2009, de um tratamento de nível terciário com desinfeção por Radiação Ultravioleta (UV).

Com capacidade para tratar as águas residuais de 756.000 habitantes-equivalentes, é a maior infraestrutura do seu género em Portugal, dispondo de um tratamento constituído por decantação primária lamelar assistida, biofiltração e desinfeção por radiação ultravioleta. A ETAR de Alcântara, isolada do ambiente exterior, apresenta uma configuração única, destacando-se pela sua integração paisagística, sendo integramente confinada por uma cobertura vegetal, sob a qual se localiza não só a ETAR propriamente dita, mas também os edifícios administrativos e a sede da SIMTEJO.

Após tratamento, e antes de ser descarregada no Rio Tejo, parte da água residual tratada é reutilizada na própria instalação após uma fase de desinfeção complementar. O nível de tratamento existente na ETAR de Alcântara é compatível com a qualidade da descarga em zona balnear, de acordo com a legislação em vigor.

Pela sua dimensão e capacidade de tratamento, a ETAR de Alcântara, e o seu sistema intercetor, constituem um conjunto de infraestruturas que contribuem de forma significativa para a despoluição do Tejo, melhorando o Ambiente e a qualidade de vida de todos os que habitam a região.