fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Hidrogenoma em debate na Região Sul

10 de Maio de 2021 | Engenharia Geológica e de Minas




O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no passado dia 6 de maio, pelas 18h00, via plataforma ZOOM, um Webinar subordinado ao tema "HIDROGENOMA – o despertar do conhecimento das águas minerais naturais”.

Este Webinar abordou a temática dos recursos hidrogeológicos (águas minerais naturais, águas minero-industriais e águas de nascente) clarificando a sua identificação como recursos geológicos e mostrando a importância e impacto económico nas regiões onde ocorrem.  

Foram esclarecidas questões relacionadas com as águas minerais naturais, as suas origens, distribuição pelo país, tipos de classificações quanto ao quimismo, bem como o percurso desde a captação, engarrafamento, termalismo associado e a importância no desenvolvimento de regiões do interior do país.  Também foi igualmente abordada neste tema a metodologia de controlo analítico destas águas e o hidromonitor, ferramenta fundamental para a melhor gestão e valorização.

O tema foi apresentado pela Dr.ª Carla Lourenço, Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos da DGEG que, no final da apresentação respondeu ainda a várias questões formuladas pelos participantes. Esta iniciativa contou com cerca de 100 participantes, comprovando o interesse do tema.


Consulte aqui a apresentação

Assista ao vídeo deste webinar aqui

Parceiros Institucionais