Inauguração da nova Sede da Secção Regional dos Açores

30 de Maio de 2012 | Geral

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros inaugura a sua nova Sede no dia 16 de junho de 2012, na cidade de Ponta Delgada, dando cumprimento a uma determinação assumida pelo Conselho Diretivo Regional desde o início do atual mandato.

Será pelas vozes da Tuna da Universidade dos Açores, os "Tunídeos", que terá lugar o início da cerimónia, às 14h30, prosseguindo com o descerramento da placa comemorativa desta importante data para a Ordem e para os Engenheiros que exercem a sua atividade neste Arquipélago.
De seguida decorrerá a Sessão Solene do evento, no Auditório da nova Sede, sendo de destacar as intervenções do Presidente da Secção Regional, Eng. Paulo Moniz, de um representante do Governo Regional dos Açores, do Professor Adriano Moreira, que proferirá uma palestra, e do Bastonário da Ordem, Eng. Carlos Matias Ramos.
A cerimónia terminará com a inauguração de uma exposição fotográfica da autoria de Miguel Casimiro Ramos, que estará patente na Galeria da Sede da Secção Regional.

A presença da Ordem dos Engenheiros nos Açores remonta a 1988, tendo os serviços da Secção Regional sido inicialmente instalados na Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e anos mais tarde transferidos para a Rua do Mello.
A nova Sede, situada no Largo de Camões, permite não só dotar a Secção Regional de uma infraestrutura física condigna para albergar os serviços da Ordem e, assim, garantir uma qualidade superior no apoio aos membros, como, a decisão de optar por um edifício urbano localizado no centro histórico de Ponta Delgada, permite contribuir para a requalificação do parque edificado da capital açoriana.

O edifício recuperado tem mais de cem anos de história, tendo sido alfaiataria no início do século XX e posteriormente uma farmácia. Nesta casa cresceu o Dr. Mário Mesquita, ilustre açoriano, professor, jornalista, tendo sido Diretor de alguns dos principais jornais nacionais, entre os quais o Diário de Notícias, e membro do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.