fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Inaugurado Centro Ciência Viva nas Minas do Lousal

17 de Agosto de 2011 | Engenharia Geológica e de Minas


No passado dia 30 de Junho foi inaugurado o mais recente Centro da Rede Ciência Viva: Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal. Trata-se de um Centro moderno e fascinante, com conteúdos interactivos e espaços centrados na actividade mineira, mas também dedicados às Ciências Naturais e Exactas – Geologia, Biologia, Física, Química e Matemática – e às Ciências do Virtual e Computação Gráfica.

Os conteúdos científicos disponibilizados neste Centro foram desenvolvidos por investigadores e docentes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Museu Nacional de História Natural e Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, entre várias outras instituições. A equipa do Centro inclui monitores – licenciados e mestres – especialmente preparados nas áreas científicas em causa.

O Lousal é uma antiga aldeia mineira do concelho de Grândola que, após a cessação da exploração da mina, em 1988, foi sujeita a um programa de reabilitação, verdadeiramente exemplar a vários níveis, que inclui, para além do Centro Ciência Viva, o Museu Mineiro do Lousal, onde se encontra um importante espólio no âmbito da arqueologia industrial mineira e onde ainda é possível visitar a exposição "Modelos de Minas do Séc. XIX: Mostra de Engenhos de Exploração Mineira”, baseada no espólio do Departamento de Minas e Georrecursos do IST.

Para além destas instalações, outras iniciativas do plano de reabilitação iniciado nos anos 90 do séc. XX, e já concluídas, incluem um Centro de Artesanato, uma moderna Albergaria e um Restaurante regional.

Mais informações estão disponíveis em www.lousal.cienciaviva.pt/home.

Parceiros Institucionais