fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Incêndio em Monchique

07 de Agosto de 2018 | Geral


A Ordem dos Engenheiros (OE) segue com elevada preocupação a evolução do incêndio em Monchique, que deflagrou na passada sexta-feira e que, apesar da inusitada mobilização de meios, continua fora de controlo, reiterando a sua permanente disponibilidade para colaborar com o Governo, municípios e demais entidades, no âmbito das suas funções e da responsabilidade que entende ter perante a Sociedade.

À semelhança do que sucedeu há cerca de um ano em Pedrógão Grande e em Oliveira do Hospital, em que a OE pronta e publicamente se disponibilizou para a ajuda que fosse necessária, entende agora esta associação renovar essa mesma disponibilidade.

Recorde-se que, em junho de 2017, foi criada uma Bolsa Técnica Solidária, à qual aderiram de imediato 474 engenheiros voluntários, dispostos a colocar os seus conhecimentos técnicos ao serviço das entidades públicas e dos cidadãos, e que nunca foram chamados a participar em qualquer ação de recuperação ou prevenção.

Na linha das medidas e da estratégia que a OE vem defendendo, nas quais o papel dos engenheiros é crucial na prevenção e no estabelecimento de medidas de ordenamento florestal e do território, que minimizam as consequências destes acontecimentos, alerta uma vez mais para a necessidade de uma intervenção constante e planeada, efetivada por técnicos de que o país dispõe.

Os engenheiros florestais e os engenheiros agrónomos, entre outros, são os profissionais mais capacitados a desenvolver e implementar aquelas medidas, que permitirão ao país enfrentar devidamente este flagelo e, nesse enquadramento, o seu papel não pode, nem deve ser ignorado.

Cada vez mais, torna-se evidente a necessidade das áreas de atividade e das oportunidades profissionais destes técnicos passarem a ser olhadas de forma diferente. 

A OE solidariza-se com todos os cidadãos e municípios afetados e coloca-se ao dispor da Sociedade e do Governo.

Parceiros Institucionais