Incêndios Florestais – Manifestação de disponibilidade da Ordem dos Engenheiros

29 de Junho de 2017 | Geral, Engenharia Florestal

Tendo tomado conhecimento da constituição de uma Comissão e de eventuais grupos de trabalho para avaliação de assuntos relacionados com os incêndios florestais que assolaram os Concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Góis, Figueiró dos Vinhos e Pampilhosa da Serra, a Ordem dos Engenheiros (OE) apresentou junto do Presidente da República, do Primeiro-ministro e dos Ministros e Secretários de Estado com responsabilidade nesta problemática, a sua disponibilidade para o que for entendido como necessário, podendo vir a integrar a Comissão e os Grupos de Trabalho, dentro das suas competências estatutárias e capacidades institucionais.

Estando em causa acontecimentos que também podem estar relacionados com atos de Engenharia e com eventuais falhas de tecnologias, o contributo da OE poderá acrescentar valor aos objetivos que o Governo pretende atingir, uma vez que é integrada por engenheiros especializados detentores de conhecimento privilegiado nestas áreas.

Esta Associação Profissional manifestou, igualmente, a todos os municípios atingidos a sua disponibilidade institucional e individual de alguns dos seus membros para apoiar a reconstrução das áreas afetadas e ajudar a mitigar o sofrimento existente.

A OE tem em preparação um debate nacional sobre a defesa das florestas, que oportunamente anunciará.