Inoperância do sistema de Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM)

04 de Outubro de 2016 | Engenharia Informática

A Ordem dos Engenheiros (OE) tomou recentemente conhecimento, através dos órgãos de comunicação social, da posição publicamente manifestada pela Ordem dos Médicos sobre as sucessivas falhas e erros do sistema de Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM), das quais alegadamente resultam consequências muito gravosas para os cidadãos e para os profissionais de Saúde.

Perante esta situação, a OE considera urgente a obtenção de informação relativa ao modo como tal serviço está a ser prestado, assim como o eventual grau de envolvimento de engenheiros informáticos no projeto, uma vez que, de algum modo, poderão estar a ser colocados em causa a imagem, o conhecimento e a competência destes profissionais para o desempenho de atos de Engenharia Informática.

Quando no Comunicado da Ordem dos Médicos é referido que "os médicos apoiam a informatização da saúde, mas exigem que seja feita por gente competente e empenhada”, a OE não pode ignorar que tal afirmação, ainda que compreensível no contexto em que é proferida, pode causar potenciais danos aos engenheiros informáticos, promovendo a falta de confiança pública da Sociedade perante uma profissão que, tal como a dos médicos, a requer.

Nesta conformidade, a OE solicitou, junto do Sr. Ministro da Saúde e do Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos, a disponibilização de informação relativa à forma como o sistema de Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM) está a ser prestado, bem como o eventual grau e tipo de envolvimento de engenheiros informáticos no PEM.