Inovação e nanotecnologia em debate na Região Sul

05 de Março de 2014 | Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Biológica

Os materiais nanoestruturados e o potencial de inovação que trazem à indústria da construção estiveram em debate na Sede da Região Sul da OE, no passado dia 27 de fevereiro, numa iniciativa promovida pelos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia de Materiais, de Engenharia Civil e de Engenharia Química e Biológica.

Com quase uma centena de participantes a assistir às 10 palestras que fizeram parte do programa do Workshop "A Nanotecnologia nos Materiais de Construção", a sessão de abertura desta iniciativa esteve a cargo do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, do Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica, Eng. António Gonçalves da Silva e da Coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais, Engª. Patrícia Carvalho.

Os materiais nanoestruturados representam oportunidades de inovação na indústria da construção e arquitetura. No entanto, embora a atividade de investigação e desenvolvimento neste setor seja expressiva, a realidade mostra que a utilização da nanotecnologia continua a desempenhar apenas um papel subordinado e/ou em nichos de mercado.

A apresentação do estado da arte neste campo da engenharia revestiu-se por isso da maior importância. O workshop constituiu-se ainda como excelente fórum para potenciar colaborações nos termos do Programa Horizon 2020.

Consulte aqui as apresentações.