Jantar-debate "O curso de Engenharia Biológica do IST e as suas interações com o setor bioindustrial"

29 de Junho de 2018 | Geral, Engenharia Química e Biológica

O Curso de Engenharia Biológica do Instituto Superior Técnico (IST) celebra em 2018 o seu 20º aniversário, e o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Química e Biológica quis associar-se a esta comemoração, promovendo um jantar-debate no Restaurante da Sede da Região Sul, no passado dia 26 de junho.

Este evento teve dois objetivos principais. Em primeiro lugar, dar a conhecer o departamento e o curso de bioengenharia do IST e a sua evolução ao longo destas duas décadas como centro de conhecimento técnico e científico e como gerador de técnicos de engenharia biológica. Este tema foi abordado pelo professor Miguel Prazeres, Coordenador do mestrado integrado em Engenharia Biológica do IST, na sua apresentação "Engenharia Biológica:  curso e percursos".

O segundo propósito foi o de confirmar o potencial dos engenheiros biológicos como agentes de mudança e progresso na economia, através da descrição de casos reais trazidos da vida profissional de alumni do curso. Este jantar-debate contou com a apresentação de três testemunhos: Eng. Sérgio Ribeiro - CEO e co-fundador da Planetiers, Eng. Luís Costa - Chief Operations Manager da A4F-Algae for future e Engª. Raquel Fortunato, CEO da GenIbet Biopharmaceuticals.

Os três casos analisados demonstraram que os Engenheiros Biológicos formados pelo IST estão capacitados para ser agentes de mudança e fazer a diferença no setor bioindustrial em Portugal.

Neste evento marcou presença o Presidente em Exercício da Região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes, que abriu o debate dando as boas-vindas aos participantes. Estiveram igualmente presentes o Eng. Gil Manana, membro do Conselho Diretivo da Região Sul, vários professores do Departamento de Biotecnologia do IST e alunos do curso, nomeadamente dirigentes do Núcleo de Engenharia Biológica do Técnico (NEB IST).

O Coordenador do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Química e Biológica, Eng. António Gonçalves da Silva, fez questão de enfatizar a importância chave do papel deste colégio no desenvolvimento da cooperação entre o IST (Departamento e NEB) e a Ordem dos Engenheiros, no sentido de favorecer o reconhecimento dos profissionais de Engenharia Biológica pela indústria.

O jantar-debate decorreu num ambiente agradável, com abordagens interessantes e proveitosas.

Consulte as apresentações:

- Eng. António Gonçalves da Silva | Apresentação oradores

- Eng. Miguel Prazeres | Engenharia Biológica - Curso e Percursos | Internships in Biological EngineeringMestrado Integrado em Engenharia BiológicaProfessional tracks in Biological Engineering

- Eng. Luís Costa | Da Academia à Indústria, da Catálise às Microalgas