fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Jantar-debate, organizado em conjunto com o CICCP, em Lisboa, com o tema “Seguros de Responsabilidade Civil Profissional em Portugal e Espanha”

10 de Abril de 2024 |




O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, teve a honra de receber ontem, em Lisboa, a visita do Presidente do Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos (CICCP), Miguel Ángel Carrillo. 

Durante a manhã marcaram presença na segunda edição do prestigiado evento "Foro La Toja", que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Este evento reuniu membros do governo e autarcas de Portugal e Espanha, para discutir a transição democrática e os desafios atuais, e contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, e membros dos governos dos dois países.

Seguiu-se a realização de uma reunião bilateral entre os representantes da Ordem dos Engenheiros e do CICCP, na sede em Lisboa, onde foram abordadas questões pertinentes relativas ao protocolo de reciprocidade existente, assim como em relação aos desafios e oportunidades que se apresentam para a engenharia no cenário atual. Este encontro foi marcado por uma atmosfera de colaboração e intercâmbio de ideias, destacando a importância da cooperação entre as associações.

À noite, o destaque foi para o jantar-debate, organizado pela Ordem dos Engenheiros em conjunto com o CICCP, no restaurante da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, com o tema "Seguros de Responsabilidade Civil Profissional em Portugal e Espanha”.

Este evento teve como objetivo proporcionar uma análise completa e detalhada sobre uma variedade de tópicos relativa aos seguros de responsabilidade civil em Portugal e Espanha. Foram abordados temas como a abrangência dos seguros, a legislação aplicável, as diferentes coberturas disponíveis, exclusões e os procedimentos a seguir em caso de sinistros, entre outros. 

O jantar contou com a intervenção inicial do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, com moderação por parte das entidades organizadoras do evento, efetuada pela Diretora Internacional do CICCP, Esther Ahijado, e pelo Diretor de Relações Externas da Ordem, João Gens. 

O debate teve como oradores:

Salomé Moreira, Coordenadora Gabinete de Serviços Jurídicos, OEP 
Fernando Santos, responsável de Marketing do Segmento Ordens Profissionais da AGEAS 
Pablo Linde, Director Juridico, CICCP
Juan Andrés Montiel, Responsable Seguros y Previsión, CBNK Mediación 
Ruben Garcia, Director de RC Profesional y Altos Cargos, CASER 
Manrique Mendonza, Director de Cuenta, CASER

Esta iniciativa surge no contexto da parceria existente entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal e o Colegio de Caminos Canales y Puertos de Espanha, que promove a integração e colaboração entre as duas entidades representativas dos engenheiros de Portugal e Espanha, com vista à inovação, intercâmbio de profissionais e desenvolvimento da engenharia. 


Parceiros Institucionais