Jantar enogastronómico segue passos do documentário “Mother Vine: A Mátria do Vinho”

14 de Junho de 2013 | Engenharia Agronómica

A edição especial das "Conversas à Volta do Vinho", organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, decorreu nopassado dia 6 de junho, no Auditório e no Restaurante da Região Sul da Ordemdos Engenheiros, em Lisboa. Cerca de cinquenta participantes tiveram aoportunidade de assistir ao documentário "Mother Vine: A Mátria do Vinho”, emque o Prof. Virgílio Loureiro faz uma visita guiada por Portugal, comentando váriasregiões vínicas e respetivas produções.

Após o documentário, os participantes subiram ao Restauranteda Região Sul da Ordem dos Engenheiros, onde os esperavam alguns dos vinhosapresentados no filme, que serviram de base à elaboração da ementa da noite.

O primeiro vinho da noite, o Vinho Colares Branco produzidoe engarrafado pela Adega Regional de Colares, foi acompanhado por uma empada deaves. Seguiram-se quatro Vinhos Tintos Medieval de Ourém, produção de AdrianoMarques, Carlos Sousa, Faustino da Purificação e António Simões, degustados emconjunto com uma Canja de Galinha desfiada com ovos.

O prato principal, Javali com Batatas e Grelos, foi pensadoespecificamente para combinar com dois vinhos: Piteira, um vinho de talha tintoD.O.C. do Alentejo, e o muito premiado Colares Tinto de Viuva José Gomes daSilva e Filhos. Por fim e para sobremesa, foi servido Queijo da ilha e LeiteCreme, em conjunto com um Vinho Licoroso do Pico.

Todos os vinhos e pratos servidos no jantar foram devidamenteintroduzidos pelo Prof. Virgílio Loureiro, que foi estabelecendo a ponte com odocumentário e explicando a história por detrás de cada prato.