Jornadas das Engenharias da Academia Militar

09 de Dezembro de 2016 | Geral

A Academia Militar da Amadora organizou, a 7 de dezembro, as Jornadas das Engenharias da Academia Militar. Os trabalhos decorreram no Aquartelamento daquela instituição na Amadora, tendo sido iniciados pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente General José António Carneiro Rodrigues da Costa, e pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires.

Os temas debatidos tiveram um especial enfoque nas áreas relacionadas com a Engenharia Militar, a Engenharia Eletrotécnica Militar e a Engenharia Mecânica Militar.

As engenharias na área militar permitem adquirir e aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de componentes militares, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou que permita atingir um objetivo na área militar.

Nas Jornadas das Engenharias da Academia Militar foram apresentados trabalhos realizados na comunidade académica militar, correspondendo a uma oportunidade para a sua divulgação no contexto nacional e internacional.

Recorde-se que a Academia Militar foi recentemente distinguida, por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro, a 26 de novembro, como membro honorário da Ordem dos Engenheiros, em resultado da "contribuição desta Instituição de ensino superior para a dignificação e prestígio do ensino e da profissão de Engenheiro e, ainda, pelo relevante facto de todos os alunos e oficiais da Arma de Engenharia serem membros da Ordem dos Engenheiros”.