fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

"Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano"

8 de Junho - Dia Mundial dos Oceanos

08 de Junho de 2019 | Engenharia do Ambiente, Engenharia Naval




"Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano"

Desde 1992 que, sob a égide da Organização das Nações Unidas, é celebrado todos os anos, a 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos, de modo a relevar a importância dos oceanos para o clima, para a sustentabilidade do Planeta, para o sustento da população, para a economia mundial e para a preservação das espécies.

O tema destacado neste dia 8 de Junho de 2019 é "Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano".

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do planeta Terra, ocupando 361,9 milhões de quilómetros quadrados, mas mais de 90% estão por conhecer e explorar.
Toda a água da Terra tem uma massa de 1,4 quintiliões de toneladas, mas apenas 3% é água doce.
O ponto mais profundo dos oceanos fica na fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, a 10,994 metros de profundidade.
A profundidade média dos oceanos é de cerca de 4.000 metros.

O oceano "português”
Portugal tem mais de 2.100 quilómetros de costa, entre o Continente e as Regiões Autónomas. A zona económica exclusiva de Portugal cobre mais de 1,6 milhões de quilómetros quadrados de oceano. O projeto de extensão da plataforma continental de Portugal prevê o aumento do oceano "português" para 3,8 milhões de quilómetros quadrados

Biodiversidade
Na lista das 27 mil espécies mais vulneráveis do Planeta compilada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, crustáceos, tubarões, raias e corais estão entre as que têm mais referências como estando ameaçadas de extinção, com perto de um terço das entradas em situação de ameaça.

A Ordem dos Engenheiros alerta, neste dia 8 de Junho e durante todo o ano de 2019, que dedica à eficiência material e à economia circular, para a necessidade de criação de uma consciência coletiva de preservação e sustentabilidade do Planeta que habitamos. 

Parceiros Institucionais