fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

LABORA 2014

Desafios Técnicos do Setor Elétrico

17 de Junho de 2014 | Engenharia Eletrotécnica


A Labelec e o INESC Porto realizam, a 16 de outubro, no Hotel Cascais Miragem, o LABORA 2014, uma conferência destinada a apresentar os grandes desafios e oportunidades que o setor elétrico enfrenta em termos técnicos, de mercado e regulatórios, e que resultam da crescente integração de produção de eletricidade com origem em fontes renováveis, caraterizadas por variabilidade temporal.

Estas mudanças e a necessidade de alcançar elevados níveis de eficiência na exploração do sistema requerem soluções que incluam novas estratégias de gestão de exploração, gestão de ativos e novos materiais, pelo que estes correspondem precisamente aos grandes temas a aprofundar durante a conferência.

A Sessão de Abertura é presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia, Eng. Jorge Moreira da Silva, na qual participa, igualmente, o Presidente da Labelec, Eng. António Martins da Costa. O encerramento da sessão estará a cargo do Presidente do Conselho de Administração da EDP, Dr. António Mexia.

Ao longo do dia, os trabalhos desenvolver-se-ão com a intervenção de reputados especialistas nacionais e estrangeiros, estando confirmada a participação de Miriam Alvarez, partner do escritório de Madrid da Mckinsey & Co, Professor João Peças Lopes, do INESC Porto, Sr. Wolfgang Bernhart, partner da consultora Roland Berger, bem como de representantes de vários Laboratórios portugueses e internacionais. Está igualmente prevista a a presença do Diretor Geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori, que apresentará os grandes assuntos que compõem a agenda da Comissão e as oportunidades e desafios que implicam para as empresas do setor elétrico.

A ideia de criar o LABORA 2014, um evento que conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros, nasceu da necessidade sentida pela Labelec (Centro Técnico do Grupo EDP) de ser encontrado um fórum onde, durante um dia, a comunidade constituída pelos engenheiros electrotécnicos que desempenham funções técnicas em organizações que são simultaneamente clientes daquele Laboratório, pudessem, a partir de um conjunto de palestras dinamizadas por personalidades académicas de prestígio reconhecido, abordar e discutir em profundidade alguns dos principais desafios técnicos que, na atualidade, se colocam às empresas do setor elétrico.

Todas as informações relacionadas com o LABORA 2014 disponíveis em www.edplabelec.com

Parceiros Institucionais