Lançamento do livro "A Mobilidade Automóvel em Portugal, 1920-1950"

22 de Julho de 2016 |

O Conselho Diretivo da Região Sul promoveu, a 5 de julho, o lançamento do livro "A Mobilidade Automóvel em Portugal, 1920-1950", da autoria da Doutora M. Luísa Sousa. O Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. António Laranjo, deu as boas-vindas aos presentes, iniciando também a apresentação do livro, que prosseguiu com a Dra. Renata Alves, representante da Chiado Editora, editora responsável pela publicação da obra, seguindo-se a Dra. Paula Rodrigues, representante em Infraestruturas de Portugal e organismo que apoiou o lançamento da obra. Depois, teve a palavra o Professor Doutor Emanuel Maranha das Neves, antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, finalizando a apresentação com a Professora Doutora Maria Paula Diogo.

Na apresentação, todos reconheceram a importância desta obra para a história e espólio da mobilidade e infraestruturas rodoviárias em Portugal, integrando um enquadramento social, político e económico entre os anos 20 e 50 do século XX.

Neste livro, que resultou da tese de doutoramento da autora, defendida em dezembro de 2013, emergem dois temas em especial: a regulação do tráfego, e as redes de estradas que permitiram a mobilidade e consequente adaptação aos automóveis. Em Portugal, o conceito de mobilidade surgiu associado ao crescimento gradual e progressivo da aquisição de viaturas particulares, o que possibilitou que as infraestruturas se fossem adaptando ao número de automóveis existente. Numa época peculiar da sociedade portuguesa, dois organismos tiveram um papel fulcral neste âmbito: O Automóvel Club de Portugal e a Junta Autónoma de Estradas. As Engenharias em geral, mas em particular, a Civil, afirmaram-se como preponderantes no progresso das estradas portuguesas, ajudando a desenvolver uma rede circulatória na Era da motorização.

Este evento contou com alguns convidados da autora e inúmeros membros, que tiveram a possibilidade de solicitar autógrafos no fim da cerimónia.