Lançamento do livro "Nova Scotia"

11 de Dezembro de 2019 | Geral

Terá lugar no dia 11 de janeiro de 2020, pelas 15 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, o lançamento do livro "Nova Scotia", da autoria do Eng. José Lucena Gaia, Membro Senior da Ordem dos Engenheiros.

Sobre a obra, de que "Nova Scotia" constitui o 6º Volume
Partindo da colonização pelos franceses acadianos e pelos ingleses, "Nova Scotia" desenvolve-se num relato de viagem inevitavelmente pelo mar, pelo oceano, numa série de encontros fabulosos uns, interessantes ou carregados de ironia outros, com pessoas mais ou menos voltadas para o mesmo mar, dessa península canadiana, plataforma das velozes escunas de Lunenburg, em mares navegados também pelos nossos lugres bacalhoeiros tripulados por marujos desconhecidos, heróis oriundos de Ílhavo, bravos de Vila do Conde e da Figueira da Foz, ou ainda mesmo da Nazaré.

"Nova Scotia" é também uma viagem e encontro com os grandes navegantes dos mares que queremos livres e impolutos, num encontro em pleno oceano e em raide de aventura com uma família de magníficas "Humpback whales", encontro esse a que é contraponto a realidade de um "aquecimento global" que já tanto afeta toda a vida marinha das costas atlânticas em que também "navega" este novo livro.

Sobre o autor
José Lucena Gaia, nascido em 1954, é engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros. Do seu percurso profissional destacam-se as seguintes obras (edificações, suas estruturas e fundações especiais), executadas como diretor de obra, engenheiro responsável e project manager, simultâneamente:

Ampliação da fábrica da General Motors – Azambuja
Fundações e estrutura para o edifício Campo Grande 220 – Lisboa;
Construção do Hotel Dom Pedro – Lisboa;
Construção em betão armado com cofragem em reguado de solho para betão à vista da Igreja e Centro Comunitário – Queijas;
Construção do 'Teatro Azul e Complexo para Ensaios e Apoio Administrativo' – Almada;
Supervisão da construção do 'Mall' Almada Forum – Almada.