Lezírias acolhem engenheiros

11 de Novembro de 2013 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal, em parceria com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, organizou uma Visita Técnica à Companhia das Lezírias no passado dia 02 de novembro, que contou com mais de meia centena de participantes.
A Companhia das Lezírias é a maior exploração agropecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Magos, Belmonte e Lavouras).
A visita teve início na Adega do Catapereiro, onde os participantes puderam observar a recente instalação de um sistema de frio, cubas em inox, melhoramento das estruturas fundiárias, uma linha de engarrafamento e rotulagem, bem como as barricas novas para envelhecimento dos seus melhores vinhos.
Por falta de tempo, apenas foi apresentado o olival intensivo e superintensivo que tem obtido notáveis resultados culturais e financeiros.
Seguiu-se uma visita à Charneca, para observação da produção de cortiça, pinhal bravo e área de exploração cinegética.
Foram apresentados os projetos de Produção Sustentável do Montado de Sobro que já se encontra Certificado pelo Sistema Internacional de Certificação, bem como o programa de irradicação do Nemátodo do Pinheiro bravo, que tem obtido resultados bastante animadores.

De seguida visitámos os campos de arroz. Este cereal é cultivado em exploração direta com cerca de 560 ha numa zona de produção que tem por base as ricas terras de aluvião das Lezírias, e usufrui quer da amenidade do clima mediterrânico temperado, quer também de influências atlânticas. Dado que a região de produção está integrada na Zona de Proteção Especial da Reserva Natural do Estuário do Tejo, o sistema de produção, no que respeita à mobilização dos solos e aos produtos utilizados na sua correção, é especialmente cuidado, tendo como preocupação a preservação do solo, da avifauna ali existente e de todo o ecossistema envolvente.
Seguiu-se a visita à Coudelaria, que se dedica atualmente, em exclusivo, à criação do cavalo Puro-Sangue Lusitano.
O almoço foi servido no Restaurante "A Coudelaria”.
Na parte da tarde, o grupo visitou ainda o Centro de Interpretação e Observação de Aves EVOA que, para além de receber e informar os visitantes, permite desenvolver variadas atividades de lazer, de sensibilização e educação ambiental, como a observação de algumas das aves que habitam as lagoas circundantes da Companhia das Lezírias.
A satisfação com o sucesso da visita foi a opinião generalizada entre os participantes, e isso mesmo foi transmitido com agradecimentos aos responsáveis que receberam e acompanharam o grupo durante a visita.