Licenciatura em Engenharia Civil – Campanha de sensibilização junto das escolas secundárias do Algarve

04 de Maio de 2015 |

As instituições de ensino superior e universitário onde se leccionam cursos de engenharia civil debatem-se, na maior parte dos casos, com problemas de baixa procura por parte dos seus potenciais alunos.

As razões são várias mas, de momento, o que é prioritário é motivar os jovens, em geral, para a importância da engenharia, sendo certo que um país sem engenheiros tem o seu futuro comprometido.

Nesse sentido, o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, com o apoio da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através da Delegação Distrital de Faro, levou a efeito, durante o mês de Abril, uma campanha de sensibilização para a engenharia, em particular para a engenharia civil, junto das escolas secundárias da região do Algarve, a qual constou do seguinte:

1.    Realização de uma aula de física aplicada, sobre a temática das pontes, incluindo a realização de um ensaio de carga a um modelo reduzido, para as turmas do ensino secundário do 12º ano na disciplina de física;

2.    Promoção de um concurso para os mesmos alunos motivador da idealização, materialização e posterior ensaio de pontes de esparguete.

Esta campanha, que envolveu cerca 230 alunos, teve o acordo e o enquadramento da Delegação Regional de Educação do Algarve, e abrangeu dez agrupamentos de escolas, localizados em Faro, Albufeira, Quarteira, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira e Portimão.

As ações realizadas incluíram, designadamente, a transmissão do vídeo institucional da Ordem dos Engenheiros "Sonha e Faz” e a distribuição de brindes institucionais pelos participantes, tais como mochilas, canetas, tapetes de rato, t-shirts, etc.

A Ordem dos Engenheiros também patrocinará o 1º Concurso de Pontes em Esparguete, destinado a alunos inscritos nas escolas secundárias do Algarve, que decorrerá, no mês de maio, nas instalações do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

Observa-se que a Ordem dos Engenheiros e a Universidade do Algarve subscreveram, no passado dia 16 de Janeiro, um Protocolo que enquadra múltiplas formas de colaboração, designadamente ações como as que se inserem na presente campanha.