Mais colocados em Engenharia na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

08 de Setembro de 2015 | Geral

As informações recentemente divulgadas pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) revelam o aumento do interesse dos jovens pelos cursos de Engenharia na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tendo resultado num universo superior de colocados na grande maioria dos cursos de Engenharia disponibilizados pelas Universidades e Institutos Politécnicos face aos últimos anos.

De acordo com dados avançados pela Agência Lusa, para as 9.037 vagas abertas para as áreas de Engenharia na 1.ª fase, houve 7.855 jovens candidatos a escolher esta área como primeira opção, tendo sido colocados 6.700 alunos e existindo atualmente 2.342 vagas por preencher.
"A taxa de ocupação de vagas este ano ronda os 75%, melhorando significativamente face aos anos anteriores, nos quais se tinha vindo a acentuar uma quebra da procura por cursos nesta área.”

A Ordem dos Engenheiros congratula-se com a inversão verificada nos resultados das candidaturas ao Ensino Superior, bem como na aposta dos jovens estudantes por uma área de crucial relevância para o País, reconhecendo que a Sociedade se terá apercebido da importância da formação em Engenharia, mensagem na qual esta Associação Profissional tem vindo a insistir continuamente.

Entende, porém, na linha das intervenções que tem vindo a tecer sobre o tema, existir a necessidade de uma reflexão séria e urgente sobre a organização do sistema do Ensino Superior português e, nomeadamente, sobre uma nova definição dos objetivos a alcançar pelos subsistemas Universitário e Politécnico.

Consulte a totalidade dos resultados 1.ª fase no portal da DGES.